quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A DURA VIDA DE UM TORCEDOR!

A cada partida de futebol, para o torcedor, não só aqui no Brasil, mas mundialmente falando, existe um ritual a ser cumprido. Existe vários tipos de torcedores, desde o fanático que vai ao estádio ou até aquele que fica sabendo do resultado de seu time, através de outra pessoa. Mas para aqueles que vão aos estádios, como eu, é preciso exercer uma tremenda maratona para ver seu time de coração, ou simplesmente assistir um jogo qualquer. Desde um amistoso, um jogo beneficente, se são profissionais ou amadores, clubes da última divisão ou da primeira. É preciso seguir algumas normas e procedimentos, tais como:

- Saber quais equipes de futebol existem em sua cidade ou nas cidades vizinhas.
- Saber se disputam algum tipo de campeonato.
- Confirmar horários dos jogos.
- Precisa se informar sobre horários de transportes; avião, ônibus, taxi ou fretamentos.
- Ficar esperto próximos aos estádios; existem assaltos, brigas entre torcedores, confrontos com a polícia e outras ocorrências.
- Se haverá venda de ingressos; se antecipado ou com vendas horas antes da partida.
- Quanto é o valor dos ingressos.
- Ter conhecimento pelo menos sobre alguns jogadores do seu time ou da equipe adversária, sobre os clubes e seus estádios.
- Se será transmitido ao vivo pela TV.
- Tomar cuidado quanto à camisa que irá usar, dependendo da torcida adversária, não vá ao estádio com camisa de futebol, mesmo que torça pelo time local e dependendo nem com a cor do seu time.
- Ficar ligado em alimentação. Em cada região do Brasil, as bebidas e comidas típicas, são diferentes e às vezes o nosso organismo não está acostumado. Cuidado para não passar mal.
Por fim existem muitas outras coisas que se devem observar antes de uma partida de futebol. Mas o importante é ficar ligado ao ir pro estádio, durante o jogo e atento após a partida e só se despreocupar disto quando chegar em sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário